Como criação de layout personalizados e ditados populares tem tudo a ver! (ou quase isso...)
Mar 02, 2022
Água mole bate tanto em pedra dura, que até fura.
Essa frase soa um tanto familiar, não?
E embora faça sentido, ela soa meio estranha quando você lembra de como o ditado popular é falado. Se você notar, são exatamente as mesmas palavras, porém arrumadas de forma diferente.
Saber organizar uma mensagem de forma clara e objetiva é importante para comunicar aquilo que se quer falar, mas... fazer isso de forma com que a grande maioria das pessoas entenda, não é uma tarefa tão fácil assim.
Você já imaginou o caos que seria se cada cidade ou estado, tivesse um padrão de cor diferente para os seus semáforos? É por isso que existem normas e padrões nacionais e internacionais que estabelecem como sinalização de segurança deve ser organizada.
A Schuler, precisava de um painel de aviso bilingue, que informasse sobre o uso obrigatório de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), mas não sabia se o modelo que eles tinham desenvolvido estava de acordo com as normas de sinalização de segurança. Foi aí que eles procuraram a Enfoque para ter uma segunda opinião e mandaram esse esboço para nós:
O esboço é claro, menciona o setor onde a placa irá ficar, os EPIs que precisam ser utilizados e ainda tem uma mensagem de cuidado. Porém, do jeito como está organizado, não segue as normas de sinalização vigentes. Nossa equipe de criação de arte, colocou as engrenagens para rodar e montou esse layout personalizado:
Que diferença, não!
E, assim como no ditado do começo do post, foram utilizadas as mesmas palavras do esboço, mas a organização das imagens e das partes escritas de acordo com as normas, deixou a visualização e leitura do painel mais simples e objetiva, como toda sinalização de segurança deve ser.
Viu como ter uma segunda opinião pode deixar mais claro e melhorar como você se comunica com as pessoas?
É como o ditado diz: “Duas palavras abrem qualquer porta: puxe e empurre!”
Um abraço e até o próximo post!
- Eduardo “velho ditado” Perdiz