Olá, caros leitores! Tudo bom?
Neste final de semana eu estava tentando encontrar alguma coisa interessante para assistir em um serviço de streaming e me deparei com um documentário sobre a Trégua de Natal de 1914. Caso você não saiba, em Dezembro de 1914, a 1ª Guerra Mundial já havia chegado na Bélgica, mais especificamente, na região de Ypres, tanto as tropas do exército imperial alemão quanto as tropas britânicas e francesas já haviam estabelecido suas posições por meio de trincheiras. Os combates eram intensas trocas de tiros, bombardeiros e tentativas de avanços por terra por ambos os lados.
Nesse momento, não pude deixar de pensar na metáfora do dia-a-dia de uma empresa estar em uma “guerra”, onde você enfrenta outros exércitos (concorrentes) no campo de batalha (mercado) pelos seus objetivos (conquistar clientes, realizar vendas, etc...)
Enquanto o documentário continuava, me lembrei de um projeto peculiar, que fizemos em parceria com a Superdisplay, uma empresa que atua na área de Ponto de Venda / Displays (nosso foco é sinalização de segurança e comunicação visual). O pessoal da Superdisplay estava fazendo um trabalho para a Bauducco, onde eles precisavam fazer a impressão digital dos PDVs, mas sob demanda. Nós entramos como parceiros e auxiliamos o pessoal da Superdisplay.
Eu não gosto de frutas cristalizadas... e acho louco quem gosta...
Uau! Nós trabalhamos em conjunto com uma empresa que é nossa “concorrente” ... que diferente!
Mas mal eu poderia prever a surpresa que o documentário que eu estava assistindo iria trazer...
Um fato surpreendente sobre o Natal de 1914 foi que nos dias 24 e 25, com o avanço do inverno, todas as tropas haviam recuado às suas posições originais e os soldados começaram a compartilhar cigarros, comida e cantar entre si. Posteriormente, isso envolveu o lado oposto, onde soldados saíram desarmados das trincheiras e cruzaram a zona de fogo neutra, também conhecida como “Terra de Ninguém” e começaram a trocar charutos e comida. Essa trégua não oficial, durou dois dias e logo no amanhecer do dia 26 o conflito foi retomado.
Dada as devidas proporções, o evento de 1914 e o trabalho com a Superdisplay mostram eventos onde as diferenças são colocadas de lado por um momento e mostram que pode existir fraternidade entre lados opostos. Com isso, a Enfoque com seus mais de 30 anos de mercado, já fez várias parcerias com fornecedores, clientes e concorrentes, ganhando muitos amigos nessa jornada e trazendo sucesso e satisfação a todos os envolvidos.
Um ótimo Natal a todos e até o próximo post!
- Eduardo “Chocotone” Perdiz